cachoeira_gov_sp_67646

Vista geral das ruínas da antiga estação ferroviária de Cachoeira Paulista

Divulgação/GovSP

A cidade de Cachoeira Paulista está situada entre as serras da Mantiqueira e da Bocaina e integra o Circuito Religioso do Estado juntamente com as cidades de Aparecida e Guaratinguetá.

No roteiro religioso os destaques são a sede da Comunidade Canção Nova, fundada em 1978, e o Santuário Nacional de Santa Cabeça, que tem suas origens por volta do ano de 1829 quando dois homens pescavam no rio Tietê e recolheram em suas redes a cabeça de uma imagem de Nossa Senhora.

O Santuário recebe romeiros de várias cidades, que invocam a santa para interceder pelas enfermidades relacionadas à cabeça, e conta com sala de milagres, 'fonte milagrosa' e a imagem original da cabeça.

Outro ponto visitado é a Igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, construção de 1780, que guarda os restos mortais do primeiro vigário da cidade. 

Os turista que preferem maior contato com a natureza, a opção é o Cachoeirão da Bocaina, que d'água no Rio Bravo, com 80 metros de extensão, o lugar é ideal para camping e piquenique. Fica a aproximadamente 8 quilômetros do centro da cidade e o seu principal acesso é a estrada da Bocaina.

cachoeira_gov_sp_cancao_nova_67648

Instalações da Canção Nova, que recebe católicos de várias regiões do Brasil

Divulgação/GovSP