Envie sugestões para circuitoturisticormvale@meon.com.br

Fio marrom turismo circuito turistico

Banner Circuito Turistico RMVale Turismo

Conheça Cachoeira Paulista

Fio marrom turismo circuito turistico

Fio marrom turismo circuito turistico

Cachoeira Pauista Divulgação GovSP

Templo da Canção Nova, em Cachoeira Paulista, recebe católicos de várias partes do país

Divulgação

A cidade de Cachoeira Paulista está situada entre as serras da Mantiqueira e da Bocaina e integra o Circuito Religioso do Estado juntamente com as cidades de Aparecida e Guaratinguetá.

No roteiro religioso os destaques são a sede da Comunidade Canção Nova, fundada em 1978, e o Santuário Nacional de Santa Cabeça, que tem suas origens por volta do ano de 1829 quando dois homens pescavam no rio Tietê e recolheram em suas redes a cabeça de uma imagem de Nossa Senhora. 

O Santuário recebe romeiros de várias cidades, que invocam a santa para interceder pelas enfermidades relacionadas à cabeça, e conta com sala de milagres, 'fonte milagrosa' e a imagem original da cabeça. 

Outro ponto visitado é a Igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, construção de 1780, que guarda os restos mortais do primeiro vigário da cidade. 

Os turista que preferem maior contato com a natureza, a opção é o Cachoeirão da Bocaina, que d'água no Rio Bravo, com 80 metros de extensão, o lugar é ideal para camping e piquenique. Fica a aproximadamente 8 quilômetros do centro da cidade e o seu principal acesso é a estrada da Bocaina.

Fio marrom turismo circuito turistico

checar_pontilhao_de_ferro_da_antiga_rffsa_fotos_turismo_cachoeira_8_300x190

Um dos primeiros povoados da região, Capitão Manoel da Silva Caldas, doou, em 1780, uma gleba de sua propriedade ao Senhor Bom Jesus da Cana Verde, aí construindo, cinco anos depois, uma capela ao redor da qual se formou uma pequena povoação. O intenso movimento de tropas oriundas de Minas Gerais rumo aos portos de Parati e Mambucaba, que faziam parada no povoado, para abastecimento, fez surgir vários estabelecimentos comerciais e conseqüente desenvolvimento das atividades agrícolas.

O porto Canoeiro implantado anos mais tarde, na barra do rio Bocaina, afluente do rio Paraíba, possibilitou o comércio com as localidades a oeste, no vale do rio, com a baixada fluminense, mantendo o carater comercial da povoação, principalmente quando o café começou a ser cultivado no vale do Paraíba. Nessas condições, foi criada a freguesia em 1876, no povoado então conhecido por Santo Antônio do Porto da Cachoeira, cujo nome invocava o Santo padroeiro e

o rio Paraíba que nas proximidades apresenta muitos pontos encachoeirados. Quatros anos depois a freguesia foi elevada à Vila. Alterando sua denominação para Santo Antônio da Bocaina, devidos às grandes serras desse nome que cercam a localidade.

Os trilhos da ferrovia D. Pedro II, atual Central do Brasil, atingiu a povoação em 1871, ligando-a à Barra do Piraí e Vargem, no trecho carioca. O prolongamento no território Paulista, que se iniciou a partir de São Paulo, tardou para atingir a região e, assim, o núcleo sediou nesse período, o comércio cafeeiro do médio Paraíba. No entando, quando o café entrou em decadência no Vale do Paraíba, sofreu uma retração no seu progresso, reativando com a introdução da pecuária e mais tarde, com a implantação da Rodovia Presidente Dutra, ligando as duas metrópoles, São Paulo e Rio de Janeiro.

O topônimo Cachoeira, adotado em 1915 e substituído em 1944, foi readotado em 1948, acrescido de 'Paulista'.

Raio-X

represa_da_usina_hidreletrica_fotos_turismo_cachoeira_10_2

Prefeito
Edson Mendes Mota

 
População
População estimada [2017]: 32.773 pessoas
População no último censo [2010]: 30.091 pessoas  

 
Trabalho e Rendimento
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015]: 2,3 salários mínimos
Pessoal ocupado [2015]: 6.221 pessoas  
População ocupada [2015]: 19,3 %

 
Educação
Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade [2010]: 98 %  
IDEB – Anos iniciais do ensino fundamental [2015]: 5.1  
IDEB – Anos finais do ensino fundamental [2015]: 4.7

 
Economia
PIB per capita [2015]: 16.416,13 R$
Percentual das receitas oriundas de fontes externas [2015]
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) [2010]: 0.764  

 
Saúde
Mortalidade Infantil [2014]: 5,6 óbitos por mil nascidos vivos
Estabelecimentos de Saúde SUS [2009]: 14 estabelecimentos

Fio marrom turismo circuito turistico

Banner Circuito Turistico RMVale Turismo