Por Meon Em Caçapava

Museu abriga tesouros da história do Brasil e do Exército

Acervo do 6º BIL inclui fatos recentes, como as missões realizadas no Haiti


museu_ipiranga_6bil_cacapava

O museu do 6º BIL (Batalhão de Infantaria Leve), ou Espaço Cultural do Regimento Ipiranga, abriga tesouros da história do Brasil e do Exército.  Antes de se instalar em Caçapava, em 1919, o atual 6° BIL teve sede nas regiões Nordeste e Sul do País.

Militares que compuseram essa unidade histórica do Exército Brasileiro combateram na Guerra do Paraguai (1864-1870), na Guerra do Contestado (1912-1916) e na Revolução Constitucionalista (1932). Relíquias desses combates estão intactas, guardadas no Espaço Cultural do Regimento Ipiranga.

O grande destaque do acervo é o material oriundo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Documentos, fotos, armamentos, maquetes, fardamento, bandeiras, estandartes e espólios de guerra são encontrados por todo o museu.

A cada sala que o visitante avança, um novo espaço de contemplação surge junto a uma surpresa diferente e mais impactante que a anterior. Na sala de armamentos, por exemplo, chama atenção a metralhadora alemã MG 42, apelidada pelos expedicionários brasileiros na Itália de “Lurdinha”, e o fuzil Springfield, utilizado pelas tropas da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

O Espaço Cultural do Regimento Ipiranga, contudo, não está parado no tempo. Ele continua a ser abastecido com novas histórias. Uma sala é dedicada apenas a contar a participação dos militares do 6° BIL que compuseram a Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (Minustah). O batalhão já participou de seis contingentes da Minustah e está se preparando para participar da sétima missão.

Por tudo isso, uma visita ao Espaço Cultural do Regimento Ipiranga é indispensável aos interessados na História de campanhas militares brasileiras.

O museu fica aberto ao público de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 11h e das 14h às 16h. Às sextas-feiras, abre apenas na parte da manhã. Para visitá-lo, basta agendar com a Seção de Relações Públicas do 6º BIL pelo telefone (12) 3652-6057.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Caçapava

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.