Por Meon Em Areias

Fazenda centenária guarda obra-prima do paisagista Burle Marx

Projeto conhecido internacionalmente foi executado na década de 70 em Areias

Fazenda Vargem Grande, em Areias, com paisagismo de Burle Marx - Foto Portal da Fazenda

Jardim da Fazenda Vargem Grande possui três níveis e muitas quedas d'água

Divulgação/FVG

Uma propriedade se destaca entre os diversos casarões em estilo colonial e neoclássico preservados no município de Areias: a Fazenda Vargem Grande, a cerca de 20 quilômetros do centro da cidade.  No local, uma jardim disputa com a sede construída em 1837 a atenção dos turistas e estudantes de arquitetura. 

Mas a área verde,  não tem nenhuma relação com os áureos tempos do café, foi construída na década de 70 depois que o empresário Clemente Gomes adquiriu a propriedade. 

O jardim, considerado um dos mais bonitos do país, foi projetado por Roberto Burle Marx (1909-1994), considerado um dos maiores paisagistas do Brasil, o mesmo que projetou os jardins do Parque da Cidade de São José dos Campos, área que pertencia à família de Clemente Gomes, dona da Tecelagem Parahyba.

O projeto de Burle Marx é considerado uma verdadeira obra de arte. O antigo terreiro de café da fazenda deu lugar a um imenso jardim construído em três níveis, cheio de espelhos d'água, caminhos verdes, flores e árvores de diversos tons. O projeto demorou mais de oito anos para ser concluído. 

A área verde possui cinco espelhos d’água, esculturas de pedras, 19 quedas d’água e duas piscinas. A água que alimenta o jardim foi desviada do antigo lavador de café (que ainda existe). A água das piscinas vem de outra nascente. São piscinas de água corrente natural, uma delas tem uma escultura de pedra de mó e um repuxo de água.

É um jardim em constante movimento que se modifica a cada estação sem jamais perder seu encanto e esplendor e representa, sem dúvida, uma das mais completas e expressivas obras de Roberto Burle Marx.  Segundo especialistas, a forte presença da água em fontes e cascatas foi inspirada nas raízes de composições renascentistas.

Uma visita aos jardins da Fazenda Vargem Grande é imperdível, e inesquecível.

Fazenda Vargem Grande, em Areias, com paisagismo de Burle Marx - Foto Portal da Fazenda

Burle Marx demorou mais de oito anos pra concluir os jardins da Fazenda Vargem Grande

Divulgação/FVG




 

Restauração

A sede da Fazenda Vargem Grande foi construída em 1837. Atualmente abriga um hotel fazenda que oferece atividades como trilhas e passeios em cachoeira. Todos os ambientes guardam móveis e objetos do século XIX.
O casarão foi restaurado com base em fotos e documentos antigos. À sede foi incorporada uma ampla cozinha, construída de acordo com a arquitetura original, com fogão a lenha e ladrilhos portugueses, por exemplo. 

Informações sobre horários e agendamento de visita podem ser obtidas no portal da fazenda.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Areias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.