Os devotos que visitam o Santuário Nacional de Aparecida têm muitas opções de passeios no entorno e proximidades da basílica, além dos atrativos oferecidos no interior e no pátio do templo mariano.

Veja abaixo opções próximas ao Santuário Nacional que você pode aproveitar na cidade.

Basílica Velha de Aparecida Divulgação A12

Basílica Velha foi construída em 1888

Divulgação

Matriz Basílica (Basílica Velha)

A construção da Basílica Velha foi concluída em 1888. O prédio foi erguido no local do primeiro oratório público feito para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que peregrinou entre 1717 e 1732, nas paragens do Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguaçu. Em 1732, Filipe Pedroso, um dos pescadores presentes no encontro da Imagem, entregou-a a seu filho Atanásio que construiu o oratório. Foi lá que aconteceu o milagre das velas que aumentou a devoção a Nossa Senhora da Conceição de Aparecida. Este templo hoje é conhecido como Basílica Velha e foi tombado como monumento de interesse histórico, religioso e arquitetônico.

A arquitetura barroca, o altar-mor esculpido em mármore de Carrara e os púlpitos e as talhas ornamentadas feitos em cedro da Bahia são detalhes que o visitante não pode deixar de observar.

Memorial Pe. Vitor Coelho (ou Memorial dos Redentoristas)

O memorial fica ao lado da Basílica Velha, no pátio interno do antigo Convento, fundado em 1912 pelos Padres Redentoristas. No local fica o túmulo do Padre Vítor Coelho de Almeida, muito visitado pelos turistas. Ambos formam um conjunto arquitetônico característico do início do século XX.

O Memorial Pe. Vitor Coelho foi inaugurado em outubro de 1998 e fica aberto aos turistas todos os dias, das 8h às 18h. Porto do Itaguaçu Itaguaçu quer dizer 'Pedra Grande' em tupi-guarani. Nesse local, antigamente conhecido como Bairro das Pedras, na curva do Rio Paraíba do Sul, foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e por isso recebe grande número de visitantes.

Bondinhos Morro do Cruzeiro Aparecida Fotos Bontur Divulgação

Morro do Cruzeiro 

Separado da cidade pela Rodovia Presidente Dutra, o morro está a 685 metros de altitude, tem 900 metros de extensão e 87 metros de altura. No topo há uma cruz de 23 metros de altura, moldada em aço. A primeira cruz no alto do morro foi fixada em 1925. De lá, o turista tem uma bela vista da cidade e do Santuário Nacional.

O cruzeiro, obra do artista Claudio Pastro é moldado em aço, pesa 25 toneladas e possui 23m de altura, localizado em cima do Mirante do Cruzeiro, torre com 30m de altura. Na parte posterior do morro há um sepulcro com a imagem do Cristo Morto.  

Quem faz o trajeto a pé  pode observar os painéis em cimento do artista Adélio Sarro representando as 14 estações da Via Sacra. Os painéis têm 3,70m de largura por 4m de altura.  

O romeiro  também pode chegar ao local utilizando o bondinho aéreo, que sai do pátio do Santuário Nacional e passa sobre a via Dutra. O passeio proporciona uma vista aérea panorâmica do Santuário e do município de Aparecida.


Mirante da Santa
No alto de um dos morros de Aparecida está instalada uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que mede 17,6 metros de altura. Para chegar ao local basta seguir a rua Antônio Bittencourt da Costa.

Seminário Bom Jesus
O Seminário Bom Jesus foi construído em 1894 e passou a ser ponto de grande interesse turístico depois que hospedou os três papas que visitaram Aparecida: Papa João Paulo II em 1980, Papa Bento XVI em 2007 e Papa Francisco em 2013. 

Igreja de São Benedito em Aparecida é palco de uma das maiores festas em homenagem ao santo no país

Igreja de São Benedito em Aparecida é palco de uma das maiores festas em homenagem ao santo no país

Divulgação/A12


Igreja de São Benedito
A igreja em homenagem ao padroeiro da cidade é também um centro de manifestações folclóricas e históricas. O templo foi construído em 1918 e é decorado com anjos esculpidos pelo artista Chico Santeiro. A Festa de São Benedito realizada em Aparecida é uma das mais tradicionais festas religiosas do estado de São Paulo.

Feira Livre
A feira reúne centenas de ambulantes nos arredores do Santuário Nacional e atrai muitos turistas. Lá é possível comprar os mais variados produtos, como roupas, calçados e brinquedos até produtos eletrônicos.

Teleférico
Liga a parte baixa da cidade, onde está localizado o Santuário Nacional, à parte alta, onde está localizada a Basílica Velha.


Porto Itaguaçu
O porto é um dos pontos de peregrinação dos devotos de Nossa Senhora Aparecida.  Fica localizado às margens do rio Paraíba do Sul, na altura do local onde os três pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida no ano de 1717.

No local, os visitantes podem conhecer a capela construída em 1926 que abrigou durante anos a imagem de Nossa Senhora Aparecida e também fazer passeios de barco pelo rio.

Saiba mais sobre o Porto clicando aqui.

aparecida_porto_itaguacu_foto_a12

Porto Itaguaçu, um dos pontos de peregrinação dos devotos fora das fronteiras do Santuário

Divugação/A12