Aparecida

Aparecida, uma cidade que nasceu da fé de um povo

Conheça a história, perfil da cidade e as razões para conhecer a Capital da Fé

Escrito por Meon

25 JUL 2018 - 00H02 (Atualizada em 03 FEV 2021 - 12H08)

aparecida_santuario_foto_portal_a12

Santuário Nacional de Aparecida

Divulgação/A12



 

Aparecida é o destino de turismo religioso mais visitado do Brasil e integra quatro roteiros do mapa turístico do Estado de São Paulo: Caminho da Fé, Roteiro da Fé, Circuito Turístico Religioso e Circuito da Estrada Real. Sua principal atração é o Santuário Nacional de Aparecida, maior templo mariano do mundo, que recebe cerca de 13 milhões de visitantes por ano (número registrado em 2017).

Em um dia é possível conhecer os principais pontos turísticos de Aparecida, principalmente se o visitante optar por uma data que não coincida com eventos tradicionais, quando é possível circular pela cidade com mais tranquilidade.

Um 'tour'  dentro do Santuário é obrigatório. No templo, além da imagem de Nossa Senhora Aparecida, retirada do rio Paraíba em 1717, o roteiro inclui o Museu Nossa Senhora Aparecida, a Capela das Velas, a Sala de Promessas e a ampla área de alimentação e lojas de lembrancinhas. No pátio do Santuário, o visitante também tem muitas opções, como conhecer o Morro do Presépio e a Passarela da Fé, que liga a Basílica Nova à Basílica Velha, o Museu de Cera, ou seguir de bondinho aéreo até Morro do Cruzeiro,

O roteiro turístico de Aparecida ultrapassa os portões do Santuário Nacional. Durante a visita à cidade, os turistas podem aproveitar para conhecer a Basílica Velha, igreja em estilo barroco inaugurada em 1745; a Igreja de São Benedito, inaugurada em 1924; o Porto do Itaguaçu, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e o Seminário e Pousada Bom Jesus, uma construção de 1894.  

Grande parte dos visitantes passa apenas um dia na cidade, mas para aqueles que pretendem ficar mais tempo, Aparecida oferece  uma ampla rede de hotéis e restaurantes. Há muitas opções com preços populares e bem acessíveis, a maioria com acesso fácil ao Santuário Nacional.



História da Cidade

aparecida_meon_turismo_portal_foto_prefeitura

A história da cidade de Aparecida está diretamente ligada com a história da imagem da Padroeira, que deu origem a toda essa trajetória de fé e devoção. Preocupados em providenciar o jantar para o poderoso Conde de Assumar, de passagem pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica (atual Ouro Preto), onde iria assumir o cargo de Governador da Capitania das Minas Gerais, três pescadores  foram pescar no do Rio Paraíba do Sul.

Após várias tentativas sem peixes, eles puxaram a rede e junto veio a imagem apenas com o corpo de Nossa Senhora da Conceição. Desceram um pouco o rio e novamente lançaram a rede, tranzendo desta vez a cabeça da santa.  A imagem que apareceu das águas ficou abrigada durante anos na casa de um dos pescadores, até que, em 1745, foi construída uma capela no Morro dos Coqueiros. 

Os frequentes relatos de milagres atribuídos à Santa fizeram com que fosse criada uma freguesia de Guaratinguetá, batizada de Aparecida. Devido à intensa peregrinação de fiéis, a capela foi ampliada e, em 1888, Nossa Senhora Aparecida e a Vila de Aparecida ganharam uma igreja maior, conhecida hoje como Basílica Velha ou Matriz Basílica. Em 1928, a Terra da Padroeira finalmente conseguiu sua emancipação de Guaratinguetá, e sua história de fé prosseguiu com a construção, em 1955, do Santuário Nacional, segunda maior basílica e maior santuário mariano do mundo.

Localizada no Vale do Paraíba, a meio caminho das duas maiores metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, é cortada pela mais importante rodovia brasileira, a Via Dutra. Essa localização privilegiada facilita a acessibilidade ao município, tanto por transporte rodoviário quanto aéreo, devido à proximidade com as duas capitais, que detêm os maiores e mais movimentados aeroportos do Brasil. Destaque no cenário turístico do Brasil, Aparecida é conhecida como “Capital Mariana da Fé” e recebe anualmente mais de onze milhões de visitantes, se constituindo no maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.



Raio-X de Aparecida

Vista Geral de Aparecida do Morro do Cruzeiro - Foto Divulgação

Vista Geral de Aparecida do Morro do Cruzeiro

Divulgação 










 


Prefeito

 Piriquito (PODE)- (2021-2024)

População

População estimada [2017]: 36.279 pessoas  

População no último censo [2010]: 35.007 pessoas  

 

Trabalho e Rendimento

Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015]: 2,0 salários mínimos  

Pessoal ocupado [2015]: 13.429 pessoas  

População ocupada [2015]: 37,1 %  

 

Educação

Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade [2010]: 98,4 %  

IDEB – Anos iniciais do ensino fundamental [2015]: 6.2  

IDEB – Anos finais do ensino fundamental [2015]: 4.7  

 

Economia

PIB per capita [2015]:  R$ 25.654,78   

Percentual das receitas oriundas de fontes externas [2015]: 62,7 %  

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) [2010]: 0.755

Saúde

Mortalidade Infantil [2014]: 9,63 óbitos por mil nascidos vivos  

Estabelecimentos de Saúde SUS [2009]: 12 estabelecimentos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.