expresso_do_romeiro_31

Divulgação                                                                                                                                                                                      

Os devotos têm agora uma nova possibilidade de transporte para percorrerem o Caminho do Rosário. Na próxima sexta-feira (05), acontece a inauguração do Trem do Devoto, em uma cerimônia às 9h, na Cidade do Romeiro, em Aparecida (SP). O trenzinho se apresenta como uma opção de retorno para todos que realizarem o Caminho a pé, além de facilitar a visita de idosos e pessoas com deficiência, já que opera nos dois sentidos do trajeto. 

O Trem surgiu com o propósito de auxiliar as visitas ao Caminho do Rosário e  ao Porto do Itaguaçu. O intuito é que a pessoa faça o Caminho a pé, meditando os mistérios do terço e depois volte pelo trenzinho. Entretanto, ele também pode ser utilizado em um percurso de ida e volta, já que a obra foi pensada, sobretudo, para as pessoas que possuem dificuldade de locomoção. 

Trata-se de um monotrilho elétrico que vai percorrer um trajeto de 1,4 km, em cerca de 15 minutos. O itinerário passa por 20 cenários que retratam os mistérios do rosário em um total de 128 esculturas. O embarque e desembarque podem ser feito tanto pela estação localizada na Cidade do Romeiro quanto pela estação presente no Porto Itaguaçú. 

Inicialmente, o trajeto será feito com duas locomotivas e cinco vagões, atendendo até 60 visitantes por trecho. Todos os veículos são adaptados para o transporte de pessoas com deficiência.